Notas FPA - Conjuntura Econômica 406

20/dez/2016
Ano 4 - nº 406 - 20 de dezembro de 2016

Índice de confiança do empresário volta a cair

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a confiança do empresariado brasileiro voltou a estar pessimista. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 3,7 pontos de novembro para dezembro e voltou aos 48 pontos. Após chegar perto da média histórica em setembro, com 53,7 pontos, o ICEI caiu nos três meses seguintes, acumulando queda de 5,7 pontos no período.

A pesquisa mostra também que a falta de confiança é particularmente mais expressiva entre as empresas de pequeno porte, com queda no indicador de 48,7 pontos em novembro para 44,4 pontos em dezembro. Nas grandes empresas, o índice retrocedeu de 53,5 para 50,3 pontos. Nas médias, o indicador passou de 51 para 46,7 pontos. A pesquisa envolveu 2.971 empresas em todo Brasil entre os dias 1º e 12 de dezembro. Nesta amostra, 1.174 são pequenas; 1.112, médias; e 685, grandes.

Índice de Confiança do Empresário Industrial

Fonte: CNI

A variação negativa do ICEI em dezembro deve-se tanto por conta de uma avaliação mais negativa de suas condições de negócios como também pelas perspectivas para o futuro, que continuaram em trajetória de piora. O índice de expectativas recuou 7,1 pontos nos últimos três meses. Enquanto não houver uma recuperação da economia, a queda contundente da demanda e as expectativas desta para o futuro apenas farão com que o índice de confiança se deprecie. Com a queda paulatina dos investimentos, é difícil vislumbrar uma recuperação da renda e do emprego. Ações anticíclicas associadas a uma redução expressiva da taxa de juros urgem para a retomada do crescimento em um ambiente de profunda ausência de elementos que dinamizem a economia. Um ajuste fiscal em um ambiente como o atual apenas irá agudizar a recessão. Cabe saber até quando o Ministério da Fazenda insistirá em dobrar a aposta.

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor,
não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 

AGENDA DO GOLPE

Governo manobra e aprova urgência para Reforma Trabalhista

Urgẽncia veta pedidos de vistas, dificulta a discussão e encurta em dois dias o período para a apresentação de novas emendas ao projeto

20/abr/2017
PESQUISA

Artigo de Jessé de Souza e William Nozaki: “O Brazil não conhece o Brasil”

Leia a íntegra do artigo que analisa a pesquisa "Percepções e valores políticos nas periferias de São Paulo”

20/abr/2017
CINEMA

A luta por moradia nas telas

Era o Hotel Cambridge aborda as tensões dos que lutam por moradia pela narrativa dos que habitam uma ocupação de São Paulo

20/abr/2017
DESIGUALDADE

Brasil batendo recorde de desigualdade de gênero

Apenas 10,8% das cadeiras legislativas foram ocupadas por mulheres; inferior à média mundial e da América Latina

20/abr/2017
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - 04117-091 - Vila Mariana - São Paulo - SP
(11) 5571-4299 - imprensa@fpabramo.org.br